X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Nossa História

image

A Liga Acadêmica Jurídica do Pará – LAJUPA foi fundada no dia 15 de novembro de 2014, constituindo-se como a 4ª Liga Acadêmica Jurídica do Brasil e a 1ª Liga Acadêmica Jurídica do Norte e Nordeste.

Impulsionada pela secular experiência das Ligas Acadêmicas de Medicina e agregando inspirações nas inovadoras Ligas Universitárias de Empreendedorismo, a construção de um projeto de Liga Jurídica no Norte do Brasil gestou-se a partir do idealismo dos membros fundadores, reunidos em torno do Presidente - fundador, Victor de Siqueira Mendes Nóvoa.

Atendendo a seus princípios norteadores, especialmente a integração/colaboração/cooperação interinstitucional, a formação inicial da LAJUPA foi composta por acadêmicos de variados semestres e diversas instituições de ensino superior, acadêmicos os quais compuseram a primeira diretoria.

São membros fundadores: Victor Nóvoa (presidente); Antônio Américo (vice-presidente); Bianca Inácio (secretária-geral); Lucas Barbalho (diretor de ensino); João Vitor Penna (diretor de ensino); Victor Russo (diretor de ensino); Clarice Santos (diretora de pesquisa); Geraldo Magela (diretor de pesquisa); Mauricio Sullivan (diretor de pesquisa); Victor Maia (diretor de extensão); Maria Isis Campos (diretora de extensão), Lygia Maués (diretora de comunicação) e Yasmin Pamponet (diretora de comunicação).

Ainda em sua gênese, a Liga Acadêmica Jurídica do Pará contou com o selo de qualidade da Fundação Estudar, por meio do Programa de Incubação de Ligas Universitárias. Selecionada dentre 500 ligas das mais diversas áreas, a LAJUPA foi premiada como LIGA OURO, uma das razões pela qual conquistou a confiança da comunidade acadêmica paraense e nacional desde o seu início.

Cumprindo os objetivos acadêmicos propostos em sua criação, após alguns meses de preparação, realizou-se o I Simpósio da LAJUPA, evento de lançamento e divulgação das ideias da Liga. Ocorrido nos dias 5 e 6 de março de 2015, no Auditório Otávio Mendonça (OAB), o I Simpósio contou com a participação de 130 inscritos, que tiveram a oportunidade de prestigiar as palestras de renomados professores da região, apoiadores da LAJUPA.

Como encerramento do evento, ao final do I Simpósio foi lançado o Processo Seletivo para ingresso de membros ligantes, com o objetivo de preencher 50 vagas. Nessa data, portanto, a comunidade acadêmica paraense foi convidada a construir colaborativamente o inovador projeto da Liga Acadêmica Jurídica do Pará.

No I Processo Seletivo para ingresso na LAJUPA, inscreveram-se 136 acadêmicos de diversas Instituições de Ensino Superior do Pará, dos quais foram aprovados e efetivados ligantes das Faculdades de Direito da UFPA, CESUPA, UNAMA, FACI, FABEL, FCAT, FAP.

O início das atividades do primeiro ano da LAJUPA foi inaugurado dia 1º de abril de 2015, com a reunião de boas-vindas, no prédio da Escola Superior de Advocacia - ESA. Neste ano, foram realizadas 12 reuniões de ensino, 6 grupos de pesquisa, além do início da elaboração de uma cartilha informativa (a ser lançada em 2016).

As atividades de 2015 foram fechadas com a Cerimônia de Encerramento, ocorrida no Plenário Aldebaro Klautau da OAB/PA. Neste ato solene estiveram presentes professores e acadêmicos que contribuíram para o sucesso da LAJUPA, pelo que foram homenageados, tendo sido premiados os Ligantes Destaque. Como parte da cerimônia, O Presidente Victor Nóvoa proferiu seu discurso, seguido do discurso da ligante Raysa Alves eleita pelos membros a oradora do ano de 2015, da entrega das homenagens, da entrega dos certificados de participação e da finalização com a foto oficial.

Assim construiu-se a história da Liga Acadêmica Jurídica do Pará, uma inovadora iniciativa no ensino jurídico paraense, com projeção nacional e internacional. No curso de seu segundo ano de atividades, a LAJUPA tem perspectivas de consolidação e crescimento inimagináveis para seus membros - fundadores, mas que só são possíveis pelo acolhimento de toda a comunidade jurídica paraense, aos quais a LAJUPA é imensamente grata.