X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Projetos / Ensino

A diretoria de ensino é um dos eixos fundamentais da Liga Acadêmica Jurídica do Pará (LAJUPA), representando um dos pilares formadores do tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – que norteiam a atuação da LAJUPA no contexto paraense. Dentre as principais atividades desenvolvidas por essa diretoria, destaca-se a organização das Reuniões Ordinárias (Reuniões de Ensino) da LAJUPA de ocorrência quinzenal, nas quais se promove o encontro entre ligantes e professores renomados no âmbito acadêmico paraense, sempre em um ambiente democrático de discussão. Ademais, essa diretoria também é responsável pela organização de grupos de estudo, minicursos, workshops, oficinas e as demais atividades que enriquecem este pilar acadêmico no âmbito de eventos proporcionados pela LAJUPA.

Ao longo de dois anos de atuação, a Diretoria de Ensino proporcionou diversas atividades, apresentando o total de 20 Reuniões de Ensino, sendo 18 Reuniões Ordinárias e 2 Reuniões Extraordinárias. Nessas oportunidades, sempre é disponibilizado amplo espaço para o debate de temas relevantes ao cenário jurídico de nossa região.

Atualmente, a Diretoria de Ensino conta com três diretores, dois deles concluindo a graduação em Direito na Universidade da Amazônia (UNAMA) e um cursando o sétimo semestre na Universidade Federal do Pará (UFPA). A grande variedade de instituições que os diretores e ligantes estão vinculados, somada à diversidade de semestres em que se situam, permite que a Diretoria de Ensino da LAJUPA tenha acesso amplo a excelentes professores de todas as vertentes jurídicas e grandes potenciais colaboradores para as atividades de ensino, sempre almejando contemplar com afinco todas as áreas de afinidade dos ligantes.


Para nós, o sucesso das Reuniões Ordinárias é um resultado que depende da participação ativa de todos os ligantes durante os debates. Pelo perfil ativo de seus membros, a LAJUPA tem proporcionado discussões esclarecedoras sobre diversos temas contemporâneos e atuais. O objetivo dessas discussões, por sua vez, é o amadurecimento de ideias que poderão ser muito bem aproveitadas e desenvolvidas pelos ligantes nas áreas de atuação que desejam seguir, seja no viés acadêmico, seja no empreendedorismo jurídico. Dessa forma, trabalhamos para a consolidação do Ensino dentro do âmbito de desenvolvimento do tripé acadêmico nas atividades da LAJUPA.
Confira nossas próximas atividades
ABRIL 04/04 18/04 - - - Empreendedorismo Jurídico
MAIO 02/05 18/05 06/06 Direito Constitucional
JUNHO 13/06 27/06* - - - Tributário / Reunião de Balanço
JULHO - - - - - - - - - - - -
AGOSTO 08/08 24/08 - - - Direito Penal
SETEMBRO 05/09 19/09 - - - Direito Civil
OUTUBRO 03/10 17/10 31/10 Direito Processual / Direito do Trabalho
NOVEMBRO 14/11 28/11 - - - Direito do Trabalho / Direitos Humanos
DEZEMBRO - - - - - - - - - Reunião de Balanço II

REUNIÕES DE ENSINO 2015 E 2016

Ano de 2015:
1. Metodologia da Pesquisa I - Prof. Dra. Luly Fischer
2. A unidade entre o ensino e a pesquisa na Alemanha, entre o espirito de Humboldt e o pragmatismo do processo na Alemanha. - Prof. Dr. Saulo Matos
3. Panorama da Pesquisa no Brasil - Prof. Ms. Gilberto Guimarães.
4. Metodologia da Pesquisa II - Prof. Dra. Luly Fischer.
5. Fontes de Acesso à Justiça - Prof. Ms. Arthur Laércio Homci
6. Federalismo Brasileiro e a Lei Kandhir - Prof. Dr. Fernando Facury Scaff.
7. Estado, Democracia e Globalização - Prof. Dr. Luiz Alberto Rocha.
8. Alinhamento de Carreira com proposito - Fundação Estudar SP.
9. Os Desafios da carreira do Jovem Advogado - Dr. Américo Ribeiro.
10. A Federalização dos Direitos Humanos e a Amazônia - Juíz Ernani Malato.
11. Criminologia e garantismo nas margens do Grande Encarceramento - Prof. Dra. Ana Claudia Pinho e Prof. Ms. Adrian Silva.
12. Normas Fundamentais do Novo CPC. - Prof. Ms. Pedro Bentes Pinheiro.

Ano de 2016:
1. Me formei, e agora? Como ser um empreendedor de sucesso na advocacia - Dr. João Addário e Dr. Pedro Mello.
2. Questões econômicas no Pará e impactos na advocacia- Prof. Dr. Jorge Alex Athias.
3. O uso da jurisdição constitucional como fator limitador do Poder Constituinte originário - Prof. Dr. Frederico de Oliveira.
4. O controle Difuso de Convencionalidade no Brasil - Prof. Dr. Breno Baía Magalhães.
5. Impeachment e Crise Constitucional - Prof. Dr. Antônio Maués.
6. Reunião Extraordinária - Participação da Fundação Estudar e Prof. Dr. Michel Haber
7. Reforma Tributária - Dr. Michel Viana e Dr. Américo Ribeiro.
8. Direito Penal e Controle Social na Era do Grande Encarceramento: O caso da presunção de inocência e a recente decisão do STF – Msc. Adrian Silva
9. O Direito Penal Empresarial no Estado do Pará - Dr. Filipe Coutinho da Silveira.

NAVEGUE AQUI