X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Projetos / Pesquisa

A Diretoria de Pesquisa da LAJUPA existe para integrar o tripé acadêmico que a liga se propõe a desenvolver: ensino, pesquisa e extensão. Assim, há uma diretoria para cada uma dessas áreas, as quais, embora distintas, são autônomas e estão em constante diálogo, mantendo uma relação de coordenação e interação. Com a pesquisa não poderia ser diferente.

Nesse sentido, a Diretoria de Pesquisa da LAJUPA possui como objetivo primordial o incentivo e a realização de pesquisas na área das Ciências Jurídicas, voltadas para a produção científica, crítica e qualitativa, bem como a participação em eventos acadêmicos que exponham e discutam os temas objetos das investigações, sobretudo os que ocorrem no Estado do Pará, por ter o compromisso com o desenvolvimento científico regional.

Ao desempenhar suas atividades, a Diretoria de Pesquisa busca alcançar não apenas o êxito das pesquisas realizadas, mas o aprimoramento acadêmico e científico de cada membro, buscando extrair o melhor do pesquisador que existe em cada um. Afinal, pesquisa é processo, necessita de continuidade, dedicação e esforço. Não se faz um pesquisador em um dia só, tampouco finaliza-se uma pesquisa em um espaço de tempo tão curto.

A Diretoria de Pesquisa atua para fornecer o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades envolvidas no processo de investigação-produção, para que o resultado alcançado seja enriquecedor tanto para a comunidade acadêmica quanto para o próprio ligante. Mais do que fornecer respostas, o papel da Diretoria de Pesquisa da LAJUPA é instigar as perguntas, trabalhando com o estado de inquietação e de motivação, típicos de qualquer pesquisador.

Para alcançar tal objetivo, a Diretoria de Pesquisa atua por meios de Grupos de Pesquisa (GP’s), os quais tratam de diversos temas jurídicos - como Teoria do Direito, Direito Processual Civil e Criminologia – e são compostos por professores orientadores, diretores de pesquisa e membros efetivos da LAJUPA.

Atualmente, existem 7 (sete) Grupos de Pesquisa na LAJUPA, os quais encontram-se em pleno desenvolvimento, contando com a orientação científica de professores referências em suas áreas e realizando e/ou participando de grandes eventos acadêmicos, com apresentações em congressos e submissões e aprovações de trabalhos.

Com o segundo ano de existência da LAJUPA no cenário da pesquisa paraense, pode-se dizer que muito já foi feito; mas, ainda se tem muito a realizar. E o objetivo é exatamente esse: dar continuidade ao que já foi construído e iniciar novos desafios, comprometidos com a seriedade e qualidade do desenvolvimento científico na graduação.

Grupos de Pesquisa (GP’s)

Criminologia & Psicanálise

Direito Agroambiental

Direito Constitucional

Direito Internacional dos Direitos Humanos

Novo Código de Processo Civil

Responsabilidade Civil e Bem Comum

Teoria do Direito Contemporânea

Principais Eventos Realizados

  • Exposição de trabalhos pelo GP Novo CPC no I Congresso Norte-Brasileiro de Direito Processual Civil em março de 2016.
  • Exposição de trabalhos pelo GP Novo CPC na XIII Semana Jurídica do CESUPA em novembro de 2015.
  • Organização da III Jornada de Teoria do Direito (2015)
  • Organização da IV Jornada de Teoria do Direito (2016)
  • Grupo Convidado para exposição no II Congresso Roraimense de Direitos Humanos e Direito Internacional (GP de Teoria do Direito Contemporânea)
NAVEGUE AQUI